Quantas vezes sente desmotivação ou frustração, porque sente que não consegue influenciar as pessoas que trabalham consigo, da forma que pretendia?

As atitudes indispensáveis a uma boa liderança não são intuitivas.

A boa liderança exige saber usar diversas técnicas específicas!

Na sua maioria, baseadas em neurociência.

O que é NEUROLIDERANÇA?

É uma metodologia baseada numa conjugação de técnicas avançadas de análise comportamental suportadas por neurociência, cientificamente comprovadas, adaptadas ao contexto da liderança de equipas.

Desenhada para a maximização de resultados de cada equipa, em qualquer nível hierárquico, a partir da otimização dos comportamentos do respetivo líder, é muito intuitiva e fácil de começar a aplicar no dia-a-dia.

São conteúdos que podem ser aprendidos online, com participantes de diferentes empresas.

Porquê aprender a liderar, desta forma?

Muitos profissionais com formação superior acedem, durante a sua carreira, a funções que implicam liderar. Mas, paradoxalmente, os seus cursos não lhes proporcionaram conhecimentos, nessa área.

Foi por essa razão que desenhámos este programa de NEUROLIDERANÇA.

Está provado que para liderar com resultados acima da média, é essencial considerar cada elemento da equipa como singular, em termos de perfil comportamental. É um erro enorme, mas muito comum, “tratar” todos os elementos da equipa da mesma forma.

Para mais, está provado que esse erro reforça a resistência à mudança.

Quais são os erros de liderança mais comuns?

A generalidade dos erros de liderança são cometidos por desconhecimento das boas práticas. Que, para mais, são simples de aprender.

O que é que distingue um líder eficaz?

É fulcral, para um líder, aprender a:

– saber ouvir com atenção – saber fazer uma “escuta activa” de cada elemento da equipa, o que implica uma correcta “gestão do silêncio”

– saber observar e interpretar os sinais evidenciados pelo interlocutor – principalmente a sua comunicação não verbal: movimentos dos olhos, gestos, etc.

– saber classificar o interlocutor de acordo com os seus padrões comportamentais, e agir de acordo com as boas práticas comprovadas para cada perfil

– saber usar as técnicas de persuasão e os “gatilhos mentais” durante a sua comunicação

– conhecer as técnicas de “coaching” que lhe permitam ser, progressivamente, cada vez mais um “líder-coach®

entre muitas outras “ferramentas” que melhoram drasticamente o processo de liderança.

Qual a vantagem em ser um Líder-coach?

Um líder-coach é um líder que usa técnicas de coaching para ajudar sua equipa a crescer e se desenvolver. É um facilitador que ajuda os seus liderados a descobrir suas próprias soluções para os desafios que enfrentam.

Sabe distinguir os diferentes perfis comportamentais de todos os elementos da sua equipa, e trata cada um deles de uma forma individualizada, e nunca todos da mesma maneira.

No fundo, é um profissional que combina habilidades de liderança e coaching para inspirar e motivar sua equipe a alcançar seus objetivos. 

Ele lidera pelo exemplo, toma decisões rápidas e assertivas, tem iniciativa e criatividade, dá suporte e confia em sua equipa, tem inteligência emocional e resiliência, respeita as diferenças e oferece feedbacks realistas, consegue prever as tendências e elaborar estratégias, pratica a liderança servidora e sabe motivar eficazmente os seus liderados.

E isto tudo faz uma enorme diferença!

É UM SISTEMA QUE IRÁ PERMITIR TORNAR-SE UM BOM LÍDER, DE UMA FORMA NATURAL E SEM ESFORÇO, EM POUCO TEMPO.

Este projeto foi criado ao longo dos últimos anos por Paulo Lopes Porto, muito experiente na aplicação das técnicas de neurociência ao contexto empresarial.

Desde 2011 que estuda este tema, tendo diversas certificações em coaching, e PNL – Programação Neurolinguística.

Já aplicou as suas metodologias em dezenas de empresas.

Porque é que foi criado este conceito NEUROLIDERANÇA – Como ser um Líder -Coach®?

Porque é que foi criado este conceito NEUROLIDERANÇA – como ser um Líder-Coach®?
As “formações” clássicas têm muita dificuldade ser eficazes, porque apenas têm uma vertente expositiva, teórica. Isso faz com que, por muito elevada que seja qualidade do formador, não seja habitual conseguir alterar hábitos e comportamentos.

Por isso mesmo, o conceito NEUROLIDERANÇA – como ser um Líder-Coach® não é apenas uma formação, porque implica uma componente prática adaptada à realidade de cada empresa ou grupo de participantes, e um acompanhamento “a posteriori”, durante um período mínimo de 6 meses, que garante que vão existir mudanças no dia-a-dia de cada indivíduo. E isso é vital para garantir melhores resultados. Só dessa forma existirá retorno do investimento.

Porque é que este projeto pode proporcionar resultados muito bons, aos seus participantes?

Está provado que para liderar com eficácia, é essencial considerar cada interlocutor como alguém com um perfil comportamental específico, e nunca assumir que todos esses interlocutores são iguais.

Para tal, é preciso aprender a:

– Saber ouvir com atenção, e ter claro que liderar bem não implica falar muito, pelo contrário…

– Saber fazer muito bem a “gestão do silêncio”

– Saber observar e interpretar os sinais evidenciados pelo nosso interlocutor – principalmente a sua comunicação não verbal: movimentos dos olhos, gestos, etc.

– Saber classificar o interlocutor de acordo com os seus padrões comportamentais, e agir de acordo com as boas práticas comprovadas para cada perfil

– Saber usar as técnicas de persuasão e os “gatilhos mentais” durante a sua comunicação entre muitas outras “ferramentas”…

Como é que posso passar a usar este sistema na minha empresa?

 

Este Modelo de Aprendizagem, para ser eficaz, tem que ser faseado:

Fase 1 – Conhecimento e partilha dos conceitos, em sessões presenciais online (sem qualquer tipo de prejuízo em termos de eficiência) → 10 sessões de 2 horas cada, duas vezes por semana. Entre cada sessão são realizados exercícios de aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Fase 2 – Após uma semana, sessão individual de “follow up” de 45 minutos, com o autor e cada participante, para:

– Análise e discussão dos resultados obtidos com a aplicação prática da metodologia

– Apoio na identificação das dificuldades encontradas, e sugestão de soluções a aplicar. 

Fase 3 – Exercícios de aplicação prática, adaptados ao contexto de cada equipa – duração variável, em função das características de cada grupo de trabalho. Síntese das “boas práticas” para cada grupo. Simulações baseadas em contextos reais – em grupo numa sala, ou individualmente – presencialmente ou online.

Fase 4 – Acompanhamento semanal do líder → modalidade e duração, a ajustar a cada empresa

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